Quinta, 03 de Dezembro de 2020 04:46
62 98221-0450
Cultura 87 Anos

Goiânia não é roça

Goiânia completa 87 anos

23/10/2020 13h05 Atualizada há 1 mês
Por: Paulo Mathias
Imagem da internet
Imagem da internet

 

GOIÂNIA NÃO É ROÇA!

Goiânia é marcada por seus bares, restaurantes, praças e espaços de lazer. Nossa culinária possui forte ligação com as cozinhas mineiras e baianas. Pequi e guariroba “gueroba”, são comuns no arroz. Pamonha e Empadão goiano são alguns dos pratos típicos da capital. 

 

GOIÂNIA NÃO É SÓ SERTANEJO

Não desmerecendo o sertanejo, mas em Goiânia existem diversas bandas de Rock e suas vertentes muitas são reconhecidas internacionalmente com turnês internacionais que já passaram por grandes festivais pelo mundo.

Entre algumas como a banda Boogarins e a banda Black Drawing Chalks que já teve música eleita como “a melhor do ano” pela revista Rolling Stones Brasil. Além de outros nomes goianos como: Carne Doce, Aurora Rules, Violins, Chá de Gim, Dogman, Pedra Letícia e várias outras bandas que eu poderia passar o dia escrevendo aqui.

Se você nunca cantarolou pelo menos alguma música do Mr. Gyn você não é goiano. 

“NÃO VOU MAIS QUERER EXPLICAR, EU JÁ SEI

ALGUÉM ME SOPROU E FALOU

TUDO SOBRE VOCÊ, E AINDA EU VOU TE VER

EU QUERO DEITAR E SONHAR OUTRA VEZ

TOCAR, TE OUVIR, TE SENTIR

E PODER TE DIZER, COMO EU AMO VOCÊ

TOCAR O MEU VIOLÃO E TE VER

ME PEDINDO PRA VIVEEEER”

 

Grandes Eventos

Goiânia tem grandes festivais de música que traz vários artistas nacionais e internacionais como o Bananada, Goiânia Noise Festival e Villamix que entrou para o Guinness Book (o livro dos recordes) em 2017 com o título de maior palco do mundo. #ChupaMund

 

Locais

Goiânia tem local para a comédia que não perde espaço em nada pra São Paulo, temos o Guardians Comedy, onde tem apresentações de Stand Up toda semana, que além de dar espaço para os comediantes locais também recebe grandes nomes da comédia nacional.

No Setor Marista temos vários bares e boates que na noite goiana não para. Você pode passar a noite toda na boate e na madruga comer um X-tudo nos pit-dogs espalhados pela cidade.

E quem nunca na adolescência passou o dia no Vaca Brava? Eu pelo menos ia bastante nos finais de semana sentar-me na grama do Vaca Brava e tomar um vinho com a galera. 

Além do vaca também têm os parques: Lago das Rosas, Parque Flamboyant, Bosque dos Buritis e outros. Opção em Goiânia é o que não falta. 

 

UM POUCO DA HISTÓRIA DE GOIÂNIA

Fundada em 1933, Goiânia completa 87 anos nesse sábado (24 de outubro). Conhecida como o berço da música sertaneja e pela sua área verde, o que faz dela um dos municípios com mais área verde por habitante no Brasil.

Atílio Corrêa Lima 

Na década de 30, foi planeja por Atílio Corrêa Lima (1901-1943). Goiânia teve seu início em decorrência do movimento “Marcha para o Oeste, do governo Getúlio Vargas, com o objetivo de acelerar o progresso da região. Começou a incentivar a deslocação das pessoas para o Oeste. Foi planejada para abrigar 50 mil pessoas. Onde hoje vive mais de 1,5 milhão de goianos.

Antes de virar a capital do estado que anteriormente era a Cidade de Goiás, também chamada de Goiás velho. A nova capital, no estilo Art Déco, acabou se tornando o maior patrimônio do estilo Art Déco na América Latina.

Aos 87 anos, a capital de Goiás ainda ostenta a qualidade de ser uma das melhores cidades brasileiras para se viver. Essa posição conta indicadores como: saúde, segurança, educação, entre outros.

 

Fundação

Em 1930 Pedro Ludovico Teixeira foi nomeado interventor federal por Getúlio Vargas. No final do ano de 1932 foram tomadas as primeiras providências para que Goiânia fosse construída. Com a política criada pelo governo Vargas para acelerar o desenvolvimento e ocupação do centro-oeste, o sucesso da “Marcha para o Oeste” dependia da implantação de uma infraestrutura básica que possibilitasse a migração de pessoas do Sul e Sudeste. Pedro Ludovico promoveu, além da mudança da capital, a construção de rodovias e uma reforma agrária.

O decreto estadual número 3359, de 18 de maio de 1933, escolheu a região às margens do córrego Botafogo, compreendida pelas fazendas Crimeia, Vaca Brava e Botafogo, no então município de Campinas, para a edificação da nova capital de Goiás. Em 6 de julho do mesmo ano, Pedro Ludovico assinou um decreto encarregando o arquiteto urbanista Atilio Corrêa. Em Outubro de 1933, o Jornal O Social realizou um concurso cultural para seus leitores escolhessem o nome da nova capital de Goiás. Em 16 de novembro, o jornal trouxe a apuração dos votos. “Petrônia”, nome em homenagem a Pedro Ludovico Teixeira, sugerido pelo poeta e Juiz de direito Léo Lynce, havia recebido 105 votos, enquanto “Goiânia”, nome sugerido pelo professor Alfredo de Faria Castro, não conseguiu atingir a marca de 10 votos. 

Pedro Ludovico assinando o decreto.

 

Ao assinar o decreto de 2 de agosto de 1935, Pedro Ludovico deixou claro que o resultado do concurso pouco importava para ele; o governante deu a denominação de Goiânia à nova capital, não revelando os motivos para tal escolha, que permanecem desconhecidos até hoje. Ludovico manifesta-se simplesmente, no artigo primeiro do decreto estadual 327, de 2 de agosto de 1935, "ficam fundidos em um único os atuais municípios de Campinas, Hidrolândia e parte dos territórios de Anápolis, Bela Vista e Trindade, que passarão a constituir o município de Goiânia...".

 

E POR ISSO EU DIGO: “GOIÂNIA NÃO É ROÇA”

Por Paulo Mathias para coluna: Fatos, Pessoas e Lugares

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Fatos, Pessoas e Lugares
Sobre Fatos, Pessoas e Lugares
Por Paulo Mathias, Diretor e criador do Portal Interage Goiânia.
Goiânia - GO
Atualizado às 04h46 - Fonte: Climatempo
22°
Alguma nebulosidade

Mín. 20° Máx. 32°

22° Sensação
4 km/h Vento
83% Umidade do ar
67% (8mm) Chance de chuva
Amanhã (04/12)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 19° Máx. 32°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Sábado (05/12)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 20° Máx. 28°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Ele1 - Criar site de notícias