Quinta, 03 de Dezembro de 2020 04:30
62 98221-0450
Brasil e Mundo Aviação

William Waack e o piloto Fernando De Borthole debatem o futuro da aviação em Goiás

Aparecida de Goiânia vai ganhar projeto altamente tecnológico com polo aeronáutico que pretende fomentar uma cadeia produtiva completa para o segmento

20/10/2020 11h35
Por: Redação Fonte: Comunicação sem Fronteira
William Waack e o piloto Fernando De Borthole debatem o futuro da aviação em Goiás

 

Em 2019 foi registrado aumento de 1,5% no número de aeronaves na região Centro-Oeste, que concentra 24% das aeronaves da aviação geral do país, segundo o mais recente boletim da Associação Brasileira de Aviação Geral (Abag), publicado no início de setembro. No Centro-Oeste, apenas  os estados de Mato Grosso e Goiás estão entre os sete maiores do Brasil em termos de frota de aeronaves da aviação geral e a região também possui 46% dos aeródromos privados do país, de acordo com o  anuário do Instituto Brasileiro de Aviação (IBV).

Esse cenário, que aponta para o crescimento do setor no Centro-Norte brasileiro, será assunto em uma live com o jornalista especializado em economia e política e também piloto Willian Waack e o piloto Fernando De Borthole, do Aero Por Trás da Aviação, canal especializado em assuntos ligados na aviação no Youtube. 

O encontro que acontece no dia 22 de outubro, às 19 horas, é promovido pelo grupo empreendedor do  Antares Polo Aeronáutico, que será construído em Aparecida de Goiânia, Região Metropolitana de Goiânia e marca também o lançamento oficial do projeto que promete absorver grande parte dos mais dos  63 mil pousos e decolagens da chamada aviação geral ou executiva, realizados por ano no Centro-Oeste. O empreendimento é capitaneado pelas empresas Tropical Urbanismo, Innovar Construtora, CMC Engenharia, BCI Empreendimentos e Participações e RC Bastos Participações. 

Fernando De Borthole é piloto há 15 anos e o seu canal especializado  é um dos mais acessados no País, com quase um milhão de inscritos. Ele une o conhecimento na aviação com a habilidade de comunicação e mostra os bastidores desse universo em uma linguagem simplificada. Já William Waack foi âncora do Jornal da Globo durante anos,  assinou como colunista no portal G1, e apresenta atualmente o Jornal da CNN, na CNN Brasil. Mantém no Youtube um canal independente, o Painel WW, onde faz análises sobre as movimentações políticas no País.  O evento on-line acontece no canal do Antares no Youtube.  Para participar é preciso fazer inscrição prévia pelo site www.antaresaeroporto.com.br. 

O polo aeronáutico vai ser erguido na região metropolitana de Goiânia, na cidade de Aparecida de Goiânia, a 15 minutos do Flamboyant Shopping Center, com acesso facilitado por via expressa dupla, com um investimento de R$ 100 milhões. Com 209 hectares de área, será voltado para aviação executiva, manutenção e operações logísticas. A construção do empreendimento será em cinco fases e para o lançamento serão disponibilizados apenas 200 lotes para venda. A estrutura de apoio e a pista tem previsão de início de obras para 2021 e ficarão prontos em 2024.

A pista do Antares terá 1.800 metros de extensão, podendo receber todos os modelos de aviação geral, jatos executivos, monomotores, bimotores, até o Embraer 195. No entorno,  uma rede de serviços voltadas ao setor será consolidada. 

Deverão se instalar empresas de táxi aéreo, serviço aeromédico, manutenção, hangaragem, escolas para formação de pilotos e estrutura de apoio, com comércio, restaurantes e hotel. A expectativa é atrair também indústrias, em especial fábrica de peças aeronáuticas, turbinas e motores para aviação, entre vários outros. Além de empresas voltadas para o segmento de logística.

 “Os estudos feitos mostram não apenas o enorme potencial do Centro-Oeste para a aviação, como a altíssima dependência hoje da aviação executiva em relação aos grandes aeroportos. Precisamos de mais aeroportos dedicados à aviação executiva”, disse Rodrigo Neiva, diretor Comercial do Antares. Ele destaca também o fato do novo empreendimento ser capaz de atender diversas necessidades em um só lugar, com um diferencial importante, os lotes poderão ser adquiridos, o que não acontece hoje nos demais aeroportos do país.

Vale lembrar que a região Centro-Oeste tem grande parte do seu PIB ancorado no agronegócio. O Serviço Aéreo Privado atende a demanda de movimentação desse setor, conectando regiões remotas que não são atendidas pela aviação comercial, trazendo agilidade e possibilidades de rotas para a região, que também acumula o título de dono da maior frota de aeronaves agrícolas, 470 aeronaves, segundo o IBV.   

*Diferenciais do Antares*

Ao todo foram necessários nove anos para aprovação do projeto. A licença da ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) já foi concedida, assim como as devidas licenças ambientais.  A estrutura incluirá terminal de embarque e desembarque, posto para abastecimento, pista de acesso aos hangares (taxiway), Fixed Base Operator (FBO), estacionamento para visitantes e área para helicentro. 

Para empresas dos segmentos de aviação, de logística e indústrias de maneira geral, um dos principais atrativos será sem dúvida os incentivos fiscais já aprovados. Graças a uma lei de incentivo aprovada junto à prefeitura de Aparecida de Goiânia no ano passado, as empresas que se instalarem no Antares vão pagar 2% de ISS (Imposto sobre Serviços) por 20 anos, enquanto em outras cidades o valor chega a 5%. 

Além disso, a essas empresas serão concedidos 3 anos de isenção no ITU (Imposto sobre propriedade territorial urbana) e ainda alíquota reduzida do IPTU (Imposto predial e territorial urbano), variando de 0,08% a 0,3%. Além disso, toda a área do Antares foi incluída no Plano Diretor de Aparecida de Goiânia como área de interesse econômico e social do município. E foi editada uma lei específica no município que criou a área do sítio aeroportuário, com diretrizes de construção nas imediações do aeroporto e especificações para desenvolvimento da região.

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Goiânia - GO
Atualizado às 04h24 - Fonte: Climatempo
22°
Alguma nebulosidade

Mín. 20° Máx. 32°

22° Sensação
4 km/h Vento
83% Umidade do ar
67% (8mm) Chance de chuva
Amanhã (04/12)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 19° Máx. 32°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Sábado (05/12)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 20° Máx. 28°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Ele1 - Criar site de notícias