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Gastronomia Empreendedorismo

Churrasqueiros empreendem durante a pandemia

Chefs apostam na entrega de assados de alta qualidade e criam novo negócio em meio a crise em Goiânia

19/10/2020 15h30
Por: Redação Fonte: Verbo 360 Comunicação Integrada
Churrasqueiros empreendem durante a pandemia

 

Dados do Instituto Brasileiro Geografia e Estatísticas (IBGE),  mostram que 522,7 mil empresas fecharam em todo o País, por causa da pandemia do novo coronavírus. Isso quer dizer que 4 em cada 10 atividades encerradas alegaram a crise de saúde como motivo. Por outro lado, esse mesmo estudo intitulado de Pesquisa Pulso Empresa: Impacto da Covid-19 nas Empresas, mostrou que  cerca de 32,9% das companhias mudaram o método de entrega de seus produtos ou serviços, e passaram a fazer também serviços on-line. Do total, 20,1% lançaram ou passaram a comercializar novos produtos e/ou serviços desde o início da pandemia.

É nesse último cenário que se enquadra a atitude dos empresários, churrasqueiros e chefes de cozinha Leandro Rosa e Will Navarro, pessoas conhecidas no cenário goiano de eventos especializados em servir churrascos e acompanhamentos típicos como feijão tropeiro e o arroz carreteiro. “Logo no começo da pandemia nós tínhamos três grandes eventos agendados que foram impedidos de acontecer. Foi um choque para todos e tivemos que usar a criatividade para seguir trabalhando”, diz Leandro. Mas a criatividade do brasileiro é conhecida em todo o mundo e eles não se deixaram abater. 

Traçaram logo um plano cujo primeiro passo foi transformar o galpão que utilizavam como depósito, em uma cozinha. Localizado em uma rua residencial no setor Aruanã  1, Região Sudeste de Goiânia onde se concentram grandes condomínios horizontais, sinalizaram com placas, distribuíram panfletos pelos bairros próximos, usaram as redes sociais e apostaram no boca a boca com amigos e ex-clientes para informar que estavam na ativa. “Nossas entregas logo já estavam por toda cidade. Envolvemos a nossa família e hoje percebemos que esse é com certeza, um negócio com mais perspectiva que a área de eventos”, diz Will, que também atuou como consultor em cozinhas de alto padrão em Goiânia como Beef Bistrô, Manda Picanha e L`Etoile D`Argent. 

A pandemia pegou de surpresa os empresários brasileiros, até mesmo os executivos de empresas de grande porte. Um estudo do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC), mostrou que 90,2% dos entrevistados acreditam que as empresas não estavam preparadas para lidar com crises de grandes proporções, que exigem o isolamento social e a paralisação total ou parcial das operações. Além da percepção sobre impactos negativos, a pesquisa revela que, para 22% dos respondentes, a crise também pode gerar oportunidades de inovação e novos negócios, como ilustra bem a história da Lr Gastronomia e Sabores do Fogo, que sem a grana dos próximos eventos, usaram recursos próprios e cartões de créditos para os investimentos iniciais. 

Assados e acompanhamentos  | Foto: Arquivo pessoal / cliente  

 

A experiência no segmento gastronômico foi crucial para os empresários Leandro e Will. Começaram servindo sanduíches feitos com carnes especiais como hambúrguer de costela, depois passaram para os assados que são muito apreciados pelos goianienses como picanha, carne de sol, fraldinha, costelas suína e bovina com seus acompanhamentos típicos: farofa, tropeiro e mandioca. Além do delivery, que é feito por um sistema próprio no site da casa (http://www.lrgastronomia.com.br/) e através do whatsapp (62 9 9131-5211), com a flexibilização do decreto municipal sobre o distanciamento social, eles organizaram a casa para receber os clientes. O funcionamento é de quarta a domingo, com almoço no fim de semana. 

A estrutura modesta é modesta e acolhedora. A qualidade dos cortes de carne e tempero está à altura de qualquer restaurante em bairro nobre ou shopping. Às quinta-feiras, por exemplo, eles oferecem o especial do dia: o tornedor - pedaços largos de carnes, suína, bovina ou de frango, enroladas no bacon e assadas no espeto.   Os argentinos Ancho e Chorizo também integram o cardápio semanal, como uma surpresa para o cliente que recebe as informação da disponibilidade no próprio celular. “Escolhemos nosso fornecedor com muito cuidado e cada pedaço de carne servido tem procedência focada na qualidade”,  garante Leandro. Os empresários antecipam que o local é temporário. “Já reservamos um outro prédio,  a duas casas daqui, onde vamos nos instalar definitivamente como um restaurante mais completo para receber as famílias”. 

 

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