Quarta, 02 de Dezembro de 2020 03:23
62 98221-0450
Saúde Saúde do idoso

Dia Mundial da Osteoporose (20) traz alerta aos idosos, que já somam mais de 10 milhões com a doença

A doença atinge principalmente mulheres e homens na terceira idade

19/10/2020 15h07 Atualizada há 1 mês
Por: Redação Fonte: Agencia Soouk
Mais de 10 milhões de brasileiros sofrem com a osteoporose
Mais de 10 milhões de brasileiros sofrem com a osteoporose

O Dia Mundial de Combate à Osteoporose, comemorado em 20 de outubro, promove a conscientização para a prevenção da doença que já atinge mais de 10 milhões de brasileiros e que pode ser evitada com a adoção de hábitos saudáveis. Mais comum entre as mulheres acima dos 65 anos e nos homens após os 70 anos, a patologia costuma surgir sem sintomas.

“Geralmente a pessoa sofre uma fratura e neste momento descobre a doença, chamamos a osteoporose de doença silenciosa. Já as causas são muitas, como tabagismo, abuso de álcool, alterações de tireoide, carências alimentares, doenças autoimunes, entre outras”, conta o ortopedista Alaor Jason Brenner Neto, do Plunes Centro Médico, em Curitiba (PR).

Na idade em que a osteoporose comumente se manifesta as fraturas são um grande problema. Estima-se que nos próximos anos o número de fraturas de quadril chegue a marca de 140 mil ao ano, uma tendência causada pelo envelhecimento da população.

 “A prevenção é fundamental e o diagnóstico precoce também. Fazer um exame chamado densitometria nos dá o padrão da densidade óssea do paciente e com isto conseguimos iniciar a prevenção para quem tem tendência a ter osteoporose.  A indicação básica é que todas as mulheres acima de 65 anos e todos os homens com mais de 70 façam o exame”, diz o especialista.

Além da densitometria óssea, a prática de atividades físicas com carga - como musculação, dança e corrida -, somada uma dieta rica em cálcio e vitamina D, pode contribuir para a prevenção. “O acompanhamento com um ortopedista é fundamental para evitar que uma fratura que poderia ser evitada aconteça”, finaliza.

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Goiânia - GO
Atualizado às 03h03 - Fonte: Climatempo
23°
Alguma nebulosidade

Mín. 19° Máx. 33°

23° Sensação
9 km/h Vento
83% Umidade do ar
80% (8mm) Chance de chuva
Amanhã (03/12)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 20° Máx. 32°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Sexta (04/12)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 19° Máx. 32°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Ele1 - Criar site de notícias