Quarta, 02 de Dezembro de 2020 02:40
62 98221-0450
Geral Solidariedade

Goiânia ganha pontos para facilitar o exercício da solidariedade, na terça, 20 de outubro

Projeto Logística do Bem visa dar mais transparência e facilitar a arrecadação de doações para instituições sociais na capital e região metropolitana. Inicialmente dois shoppings e um condomínio serão pontos de coleta de donativos

19/10/2020 14h39
Por: Redação Fonte: Comunicação sem Fronteira
Plaza D'oro Shopping
Plaza D'oro Shopping

 

Tem roupas ou brinquedos para doar, mas não sabe bem a qual instituição encaminhar? Não tem tempo para pesquisar sua idoneidade ou levar a doação? Apesar da disponibilidade de oferta de informações na internet, a rotina acelerada da sociedade é um dos principais obstáculos para a solidariedade acontecer atualmente, considera a empreendedora social Bianca Porto. Ela está à frente do projeto Logística do Bem, que começa a funcionar em Goiânia a partir desta terça-feira, 20 de outubro.

A ideia consiste em instalar na cidade pontos de coleta de doações, que serão destinadas a instituições triadas pela Grifa, startup goiana fundada em 2019 focada em investimento social. Além de pesquisar a idoneidade da receptoras dos donativos, a startup também fará a identificação de suas reais necessidades. Quem realizar doações ainda poderá acompanhar a destinação dada à ela através do site https://grifa.me/logistica-do-bem

Bianca explica que a triagem e a prestação de contas torna o processo mais prático e transparente, elementos necessários para consolidar ainda mais o exercício da solidariedade que tem crescido no País, inclusive em momentos de pandemia. A plataforma de voluntariado Atados, por exemplo, registrou entre 16 março e 30 de junho, aumento de 113% nos acessos e 12% nas inscrições para trabalho voluntário em comparação ao mesmo período de 2019. 

“O brasileiro já demonstrou que é solidário nesta e em outras oportunidades. As pessoas têm predisposição em ajudar, mas desejam que sua contribuição chegue a quem precisa de fato”, diz Bianca. Ela explica que tanto as empresas que estão apoiando o projeto e se tornando um ponto de solidariedade, quanto às doações que serão feitas, devem ser vistas como um investimento social. “Aqui a moeda não é o dinheiro, mas o bem-estar do outro, que retorna para a sociedade em mais equilíbrio, melhores oportunidades e mais pacificação”, diz.

Inicialmente, a cidade contará com três pontos de coleta de doações - O Estação da Moda Shopping, o Residencial Aldeia do Vale e o Plaza D’Oro Shopping, e o projeto está aberto para implantar mais Pontos de Solidariedade. Lá, o público poderá deixar roupas, calçados, móveis, materiais de construção, alimentos, livros brinquedos e outros itens até o dia 12 de dezembro, quando o projeto fará a primeira distribuição dos donativos.

Outra forma de ajudar é se engajar com o frete solidário, na qual motoristas poderão se disponibilizar para levar as doações arrecadadas do ponto de coleta até a instituição beneficiada. “Às vezes o que se tem para doar é o transporte, é o tempo, então é possível se cadastrar no site na opção Doando Trabalho que entraremos em contato para saber como a pessoa ou a empresa quer ajudar e passar as instruções”, revela Bianca. Ela também informa que por meio do site também é possível doar em dinheiro.

Origem

Caracterizado por ser um trabalho sem retorno financeiro, a origem do voluntariado no Brasil é muito antiga e está ligada aos tempos da colonização portuguesa, quando foram instaladas as Santas Casas de Misericórdia, instituições ligadas à Igreja Católica que atuavam principalmente na assistência a doentes. No entanto, o trabalho voluntário só foi regulamentado no País há duas décadas, pela Lei 9.608/98, que estabelece normas quanto à não remuneração e determina quais são os tipos de ação que se relacionam com o voluntariado, como atividades culturais, educacionais ou científicas e ações de assistência à pessoa. De acordo com a Pnad Contínua do IBGE, 90,7% do trabalho voluntário em 2019 foi feito por meio de empresas, organizações ou instituições, o que, na visão de Bianca, demonstra a importância do engajamento das organizações em projetos sociais.  

Serviço: Projeto Logística do Bem

Período: 20/10 a 12/12

Pontos de coleta: Estação da Moda Shopping, das 8h às 18h.

Residencial Aldeia do Vale, stand de vendas na entrada, de segunda a sexta das 8h30 às 17h30 e sábado das 8h30 às 12h.

Plaza D’Oro Shopping, das 9h às 21h.

Para ser voluntário: https://grifa.me/logistica-do-bem

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Goiânia - GO
Atualizado às 02h22 - Fonte: Climatempo
23°
Alguma nebulosidade

Mín. 19° Máx. 33°

23° Sensação
7 km/h Vento
83% Umidade do ar
80% (8mm) Chance de chuva
Amanhã (03/12)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 20° Máx. 32°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Sexta (04/12)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 19° Máx. 32°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Ele1 - Criar site de notícias