Domingo, 25 de Outubro de 2020 05:30
62 98221-0450
Brasil e Mundo Artigo

Os próximos passos da transformação digital e IoT no Brasil

Por Yassuki Takano

18/10/2020 10h29
18
Por: Redação Fonte: Yassuki Takano
Yassuki Takano | Foto: Divulgação
Yassuki Takano | Foto: Divulgação

Estamos em um momento muito promissor no mercado de soluções de transformação digital. Na última edição do IoT Snapshot, estudo da Logicalis sobre o panorama da adoção da tecnologia no Brasil e na América Latina, pela primeira vez foi identificada uma parcela considerável das empresas entrevistadas* (19%) com soluções de IoT em estágio de operação e/ou roll-out. Por outro lado, quase dois terços dos respondentes (65%) sequer iniciaram seus primeiros projetos. Ou seja, a América Latina já atingiu um estágio avançado de maturidade de adoção da solução, mas ainda há um mercado imenso a explorar.

Ao longo das primeiras edições da pesquisa, pudemos observar a evolução do mercado em relação às tentativas de uso de IoT. Em um primeiro momento, havia um nível de conhecimento muito baixo de conceitos, aplicabilidade e tecnologias. Com o passar dos anos, entretanto, o mercado começou a se convencer dos potenciais benefícios, mas ainda esbarrava nas justificativas de retorno sobre investimento e na falta de orçamentos direcionados para estas iniciativas. Era especialmente difícil fazer tais estimativas, havia ainda um grande distanciamento entre as áreas de tecnologia e de negócios para a modelagem das soluções e a falta de exemplos práticos não permitiam o uso de taxas razoáveis de impacto.

Para esta edição, em que pudemos observar uma proporção sensível de casos operacionais, a boa notícia é que conseguimos observar também novas oportunidades surgindo para esta fase de adoção. Se iniciativas em fase piloto tinham como principais desafios fatores como conectividade (32%) e maturidade das soluções (20%), os projetos em fase de roll-out passaram a trazer questões como cultura organizacional e resistência à mudança (33%), além de integração das soluções de IoT à arquitetura legada (29%).

É comum ouvirmos afirmações de que a transformação digital não é sobre tecnologia. Na prática, os executivos estão percebendo isso conforme suas iniciativas precisam evoluir de pilotos tecnológicos, testados em ambientes controlados e com escopos reduzidos, para soluções operacionais que sustentam os processos de suas empresas e precisam mudar a forma como os profissionais desempenham suas atividades.

Os projetos de IoT, diferentemente de boa parte de soluções tecnológicas que as equipes de TI implantavam até o momento, passam a permear de maneira muito mais ampla e profunda os processos de negócios das empresas. De fato, o sucesso das iniciativas de digitalização parece estar atrelado à habilidade de transformar a forma como as equipes desempenham suas funções usando as novas tecnologias e de fazer com que elas trabalhem de maneira integrada com as soluções já em operação.

Dessa maneira, e depois de testar e desenvolver habilidades como prototipação, métodos ágeis para o desenvolvimento de soluções e modus operandi de squads multifuncionais, podemos sugerir dois novos investimentos em habilidades de governança para a transformação digital. São eles: Gestão da Mudança, com muita ênfase em comunicação, treinamento, identificação e mitigação de resistência à mudança; e o design e integração de arquiteturas tecnológicas mais flexíveis e multi-vendor, para incorporar de maneira mais simples o grande leque de soluções que vem sendo desenvolvido.

Em suma, para as empresas que estão prontas para iniciar suas jornadas de transformação digital, a prioridade é viabilizar suas primeiras iniciativas (provas de conceito e pilotos) desenhando soluções técnico-negociais e garantindo infraestrutura e conectividade iniciais para seu funcionamento. Já para as empresas em maior nível de maturidade, os focos de trabalho estão na mudança cultural e na integração das soluções testadas à arquitetura tecnológica em operação. 

Seja pela entrada de novas empresas no tema, seja pela maior quantidade de soluções em roll-out, vislumbramos um horizonte de oportunidades. Se as tendências de investimento e captura de benefícios com as soluções se mantiverem, será questão de tempo para que vejamos resultados ainda mais impactantes nas próximas edições do IoT Snapshot.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Goiânia - GO
Atualizado às 05h18 - Fonte: Climatempo
22°
Céu encoberto

Mín. 20° Máx. 26°

22° Sensação
6 km/h Vento
88% Umidade do ar
90% (20mm) Chance de chuva
Amanhã (26/10)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 19° Máx. 28°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Terça (27/10)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 19° Máx. 28°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Ele1 - Criar site de notícias