Domingo, 25 de Outubro de 2020 04:55
62 98221-0450
Viagens e Turismo Viagem

Vamos visitar a Turquia?

Turquia

06/10/2020 11h39
82
Por: Juliana Meneses
Vamos visitar a Turquia?

Para quem está com saudades da Europa, a Turquia é um dos países que permite a entrada de brasileiros e que vale a pena conhecer pelos seus múltiplos contrastes. São riquezas culturais e históricas, tesouros arqueológicos, belezas naturais e patrimônios da humanidade que surpreendem a todos, além de um litoral encantador com belas praias de águas cristalinas e clima único do Mediterrâneo. Embora Istambul e Capadócia sejam os principais destinos turísticos, há outros lugares para serem descobertos e que merecem atenção na hora de planejar a sua viagem. Espero, com esse texto, despertar sua curiosidade e sua vontade de visitar um destino tão surpreendente. 

Onde fica a Turquia? Não é nenhum pecado não saber onde a Turquia está localizada no mapa mundi tá bom?!

A Turquia, nome oficial República da Turquia, é um país transcontinental. Isso porque localiza-se em dois continentes: a maior parte na Ásia, e a menor na Europa.

É o terceiro país mais populoso da Europa, ficando atrás da Rússia e da Alemanha.

O país é banhado pelos seguintes mares: Mar Negro, Mar Mediterrâneo, Mar Egeu e Mar de Mármara. Faz fronteira com oito países: Armênia, Azerbaidjão, Bulgária, Geórgia, Grécia, Irã, Iraque e Síria.

Conhecer a Turquia não é apenas visitar mais um país, mas sim mergulhar de cabeça na sua história, entender sua formação, seus períodos. Com certeza você voltará culturalmente enriquecida (o) desse destino!

Em praticamente qualquer cidade que você visite na Turquia é possível encontrar um ou mais castelos. Eles têm diversos tamanhos, belezas e histórias. Transformados em sua maioria em atração turística, essas fortalezas foram criadas pelos exércitos para se defenderem de invasores e foram construídos principalmente durante o Império Bizantino e Otomano.

Istambul é a única cidade do mundo que ocupa dois continentes diferentes, com uma parte na Europa e outra na Ásia. A separação é feita pelo Estreito de Bósforo, canal que liga o Mar de Mármara (e sua extensão: o Mar Mediterrâneo) ao Mar Negro, de grande interesse econômico, desde o período que Istambul era denominada Constantinopla.

Uma viagem à Turquia, tendo um roteiro de 7/8 dias, com tantas opções do que fazer, deve sim ser assessorada e finalizada através de uma agência de viagens de confiança. Otimizar o tempo do viajante é a nossa especialidade. Aqui não tem espaço para erros.

Posso citar como exemplo, optar por fazer os trechos internos de avião e contratar o serviço de transfer para o deslocamento entre aeroporto e hotel. Isso é fundamental para que, mesmo com apenas 8 dias, o visitante consiga absorver o melhor da Turquia, visitando seus principais pontos turísticos.

Sendo assim, posso afirmar que a agência de viagens não está vendendo apenas um pacote de viagens e, sim, uma experiência!! Seus gostos, desejos e tempo são super valorizados.

Antes de visitar um novo país, é sempre bom se informar o máximo que puder sobre o destino que vai conhecer.

Isso ajuda desde o planejamento financeiro, até na hora de escolher quais roupas deve levar na mala.

Abaixo algumas informações que ajudarão muito no planejamento da viagem:

Capital: Ancara.

Visto: brasileiros não precisam de visto para ingressar na Turquia (tempo máximo de permanência sem visto: 90 dias), mas a data de expiração do passaporte não pode ser inferior a 5 meses desde a entrada no país. 

Religião: cerca de 98% da população é muçulmana (os outros 2% são compostos por judeus e cristãos). Embora a maioria da população seja muçulmana, a tolerância religiosa é uma característica do país: na Turquia se encontram templos dessas três grandes religiões lado a lado, de modo que, nos termos da Constituição do país, todo e qualquer cidadão tem o direito à liberdade de religião e o direito de praticar sua fé no país.  

Língua: turco. Pouca gente fala inglês (nos hotéis e restaurantes mais sofisticados o inglês é falado).

Roupa: não há regras especiais para roupas. Porém, para entrar nas mesquitas, as mulheres precisam cobrir o cabelo, ombros e pernas. Também é necessário tirar os sapatos para entrar. A maioria das mesquitas oferecem vestimenta adequada, caso você não tenha, mas o ideal é já ir com a roupa certa. 

Moeda: Lira turca. O ideal é levar euro ou dólar e trocar por lira turca lá em Istambul (nas casas de câmbio da cidade, pois no aeroporto é mais caro). Real raramente é aceito nas casas de câmbio. 1 lira turca vale, em média, R$ 0,70.

Época da viagem: a Turquia é um país que pode ser visitado durante o ano todo. Dependendo do que você busca, alguns períodos são mais indicados que outros. O inverno acontece durante os meses de dezembro a fevereiro. Sendo assim, os outros meses são mais recomendados, para evitar o frio, a possibilidade de neve, os ventos fortes que podem, inclusive, não permitir seu passeio de balão na Capadócia.

Recomendo visitar Istambul que é uma cidade vibrante, cosmopolita e eclética. A Capadócia que fica na região na Anatólia Central, mundialmente conhecida por suas formações rochosas. Kuşadasi que é uma cidade litorânea e portuária na costa do Mar Egeu, na província de Izmir, muito charmosa, com um belo por do sol.

Curiosidades: 1 - Depois da água, o chá é a bebida mais consumida no mundo. A Turquia fica em primeiro lugar, quando se considera o consumo per capita. São servidos em pequenos copos tulipas transparentes. O chá preto é o mais apreciados pela população local, que bebe em média 5 copos por dia!

2 - Desde 2013 a linha integrada de metrô Marmaray, que tem 13,6km, conecta estações no continente europeu e asiático. Ele esta há 55 metros abaixo do nível do mar e é a prova de terremoto. Há grandes navegações passando literalmente em cima da sua cabeça. O nome Marmaray é a combinação das palavras Mármara referindo-se ao mar de Mármara com a palavra ray, que em turco significa trilho.

3 - Apesar das tulipas serem super famosas na Holanda, atraindo milhares de turistas todos os anos para o festival de tulipas, elas começaram a ser cultivadas durante o império Otomano na Turquia. Hoje existem mais de 100 espécies com dezenas de cores. Desde 2006, entre Abril e Maio há festival de Tulipas também em Istambul, com milhões de bulbos de diversas cores e tipos plantados em parques e avenidas que tornam a cidade ainda mais bela nesse período.

 

Consulte e compre sempre a sua viagem com uma AGÊNCIA DE VIAGENS!!!

Texto montado por Juliana Meneses da Girotour Viagens (IG:@girotourviagens) com o apoio da minha amiga Camila, da operadora parceira @justtur. 

 

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Viagens & Turismo
Sobre Viagens & Turismo
Por Juliana Meneses
Goiânia - GO
Atualizado às 04h37 - Fonte: Climatempo
22°
Céu encoberto

Mín. 20° Máx. 26°

22° Sensação
6 km/h Vento
88% Umidade do ar
90% (20mm) Chance de chuva
Amanhã (26/10)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 19° Máx. 28°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Terça (27/10)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 19° Máx. 28°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Ele1 - Criar site de notícias