Domingo, 25 de Outubro de 2020 04:14
62 98221-0450
Saúde Gravidez ectópica

Doenças inflamatórias podem ser causa de uma gravidez ectópica

Anúncio feito recentemente por cantor sertanejo alerta para os casos da gestação ectópica, quando o embrião é formado fora da cavidade uterina

24/09/2020 07h12
76
Por: Redação Fonte: Comunicação sem Fronteira
Doenças inflamatórias podem ser causa de uma gravidez ectópica

Recentemente o cantor Cleber, da Dupla Cleber e Cauan anunciou em suas redes sociais a gravidez de gêmeos da esposa Ingrid Mezzon. Por mais de 2 anos, o casal tentou engravidar naturalmente, tiveram uma gestação fora do útero (ectópica), sendo necessário uma cirurgia para tratar o problema. Seguiram para uma nova tentativa mas acabaram tendo um novo episódio de gestação ectópica (fora do útero), sendo necessária uma nova cirurgia. O ginecologista e especialista em reprodução humana, Eduardo de Castro (CRM 11384), explica que um dos principais fatores de risco para a ocorrência da gestação ectópica é a ocorrência de uma gravidez ectópica anterior. 

Dr. Eduardo de Castro

Outras causas principais para o problema podem estar relacionadas a um diagnóstico prévio de endometriose, doença inflamatória pélvica e cirurgias pélvicas prévias que podem evoluir com cicatrizes ou aderências nessa região do corpo. Um estudo feito para a Universidade Federal de Santa Catarina mostrou que a grande maioria das gestações ectópicas são nas trompas (95%), apenas 2% são intersticiais e 3% são abdominais, cervicais ou ovarianas. Este diagnóstico é a principal causa de mortalidade materna no primeiro trimestre da gravidez. Além disso, 60% das mulheres com gestações ectópicas anteriores podem evoluir com infertilidade e ficam mais propensas a um novo episódio de gestação ectópica.

 Quando o casal tenta engravidar por mais de um ano sem sucesso, exames de imagem, incluindo uma histerossalpingografia, podem detectar alterações pélvicas e nas trompas que aumentam os riscos de uma gestação ectópica, detalha Eduardo, que atende na Clínica de Reprodução Humana instalada no Órion Complex. “Frente ao diagnóstico de infertilidade e fatores de risco para gravidez ectópica, principalmente acompanhados de um histórico de gestação ectópica anterior, uma excelente conduta pode ser a realização de uma fertilização in vitro que na grande maioria das vezes resolve os problemas de funcionamento das trompas”, explica

O médico alerta também sobre a necessidade de se realizar uma avaliação com um Ginecologista ou um especialista em Reprodução Humana antes de começar as tentativas de engravidar. “Problemas podem ser evitados com uma preparação para a gravidez. Fazer exames antes de começar as tentativas de engravidar e tomar as vitaminas importantes como ácido fólico, por exemplo. Prevenção é sempre o melhor remédio”. 

 

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Sobre o município
Goiânia - GO
Atualizado às 03h57 - Fonte: Climatempo
22°
Muitas nuvens

Mín. 20° Máx. 26°

22° Sensação
6 km/h Vento
88% Umidade do ar
90% (20mm) Chance de chuva
Amanhã (26/10)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 19° Máx. 28°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Terça (27/10)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 19° Máx. 28°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Ele1 - Criar site de notícias