Terça, 29 de Setembro de 2020 00:26
62 98221-0450
Goiânia Desaparecidos

MP reforça divulgação do Sistema Nacional de Desaparecidos, que está com site reformulado

O Ministério Público de Goiás (MP-GO), em conjunto com as demais unidades do Ministério Público brasileiro, está reforçando a importância da utilização do Sistema Nacional de Localização e Identificação de Desaparecidos (Sinalid), cuja página na internet foi reestruturada

08/09/2020 17h03
45
Por: Redação Fonte: Ministério Publico do Estado de Goias
MP reforça divulgação do Sistema Nacional de Desaparecidos, que está com site reformulado

A Comissão de Defesa dos Direitos Fundamentais do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) promoveu melhorias na página - confira neste link  , buscando facilitar e aproximar as unidades do Ministério Público responsáveis pelos Programas de Localização e Identificação de Desaparecidos (Plids) das entidades públicas e privadas e representantes da sociedade civil envolvidos em atividades relacionadas ao fenômeno social do desaparecimento e situações correlatas.

De acordo com o presidente da comissão, conselheiro Luciano Nunes Maia Freire, no atual contexto da pandemia da Covid-19, é fundamental a aproximação e o envolvimento do sistema de saúde e das unidades hospitalares, visando promover a inserção dos dados de pessoa não identificada durante o período de internação ou que, porventura, vier a óbito.

Ele acrescenta que, em razão dessa situação, foi encaminhado um ofício circular aos Conselhos Nacionais de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) e de Secretários de Saúde (Conass), com o objetivo de estimular os órgãos estaduais a utilizarem o Sinalid, por intermédio do Plid do respectivo Estado.

Para a gestora técnica do Plid em Goiás, Kérima Ferreira Sobrinho, o Sinalid é o caminho mais viável na busca por uma pessoa desaparecida, já que é possível sistematizar e cruzar informações provenientes de diversos órgãos e instituições. “Por isso, a importância da integração não só no âmbito estadual, mas nacional, uma vez que o Sinalid é utilizado em mais de 20 entes federados. O fortalecimento de uma rede nacional de enfrentamento ao desaparecimento é mais uma esperança para as famílias que sofrem diariamente com a falta de um parente”, afirmou.

Prática exitosa

Em Goiás, o Plid é coordenado pela Área de Políticas Públicas e Direitos Humanos do Centro de Apoio Operacional do MP. A iniciativa apoia Promotorias de Justiça no sentido de localizar pessoas, incluir registros de ocorrências no sistema nacional e encontrar familiares de corpos identificados, mas não reclamados.

O programa foi estruturado em 2018, em uma parceria do MP-GO com a Secretaria de Segurança Pública do Estado (SSP-GO) e o Tribunal de Justiça de Goiás (TJGO). Durante este período de pandemia, o cidadão que deseja buscar informações sobre alguém desaparecido pode entrar em contato com o MP-GO pelo e-mail [email protected] 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias