Quinta, 01 de Outubro de 2020 08:41
62 98221-0450
Saúde TERAPIA

Atendimentos psicológicos aumentam na pandemia

Profissional fala sobre crises de pânico e instabilidade emocional que afetou a população nos últimos meses

28/08/2020 19h41
109
Por: Lorena Lazaro
Atendimentos psicológicos aumentam na pandemia

Levantamento feito pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) em 23 estados brasileiros entre março e abril deste ano mostrou que casos os casos de depressão aumentaram 90% já no início da pandemia. Mesmo não estando ligado diretamente ao tratamento da Covid-19, o psicólogo teve sua demanda aumentada por causa de crises ou surtos de ansiedade e estresse. 

 

O relato é da  psicóloga Adriane Garcia, que atende no Centro Clínico do Orion Complex, que viu o movimento do seu consultório aumentar nos últimos meses. Segundo ela, a necessidade de confinamento, risco de instabilidade financeira, possibilidade de contágio e morte foram as causas mais pontuadas em seus pacientes.  Além disso, a mudança drástica na rotina da sociedade despertou sentimentos negativos e desesperança.

 

O psicólogo é o responsável por estudar e orientar o comportamento humano, lidando com os sentimentos, traumas e crises e está cada dia mais solicitado.  “A maior parte das pessoas sentiu angústia, medo, desesperança. As relações interpessoais ficaram abaladas para uns, para outros o isolamento por conta da doença foi o fator mais perturbador”, detalha, ao lembrar também de situações em que o impacto financeiro também contribuiu para o aumento de sentimentos negativos. São eles que, segundo ela, podem levar a psicossomatização, que são os sintomas corporais advindos de eventos psicológicos, como dores no corpo, de cabeça e palpitações no coração.  

 

O papel do psicólogo na pandemia é amplo, vai desde a prevenção, tratamento de doenças mentais e intervenções em processos de relacionamento interpessoal e intrapessoal. Para Adriane, um bom exemplo é o uso de Psicoterapia em Mindfulness (atenção plena), que ajuda o paciente a focar sua atenção no presente e reconectar seu corpo e sua mente. O objetivo, é prevenir ou até mesmo evitar crises ou surtos de humor. “Outro exemplo de ferramenta que é bastante utilizado para transtornos de humor depressivo é o Behavior Activation que auxilia o paciente em reencontrar forças e prazer na sua trajetória de vida face a desesperança ou ao negativismo”, pontua. 

 

Diante da nova realidade, logo no começo da pandemia, quando os atendimentos presenciais foram suspensos, o Conselho Federal de Psicologia (CFP) ampliou as formas alternativas de consultas, como as virtuais. Para Adriane, o atendimento virtual é uma alternativa viável para dar continuidade ou iniciar os tratamentos.   



* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Goiânia - GO
Atualizado às 08h41 - Fonte: Climatempo
28°
Poucas nuvens

Mín. 21° Máx. 37°

27° Sensação
26 km/h Vento
19.3% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (02/10)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 19° Máx. 38°

Sol com algumas nuvens
Sábado (03/10)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 18° Máx. 38°

Sol com algumas nuvens
Ele1 - Criar site de notícias