Quinta, 13 de Agosto de 2020 23:46
62 98221-0450
Saúde Testagem Covid-19

Prefeitura inicia testagem rápida de antígeno na população

Testes começam na próxima quarta-feira ( 5/8) sem a necessidade de agendamento e serão realizados por demanda espontânea que apresentarem sintomas da Covid-19 e/ou que tiveram contato com casos suspeitos ou confirmados

31/07/2020 18h02
83
Por: Redação Fonte: Prefeitura de Goiânia
Foto divulgação
Foto divulgação

 

A Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), começa na próxima quarta-feira (5/8) a testagem rápida de antígeno da Covid-19 na população. O objetivo é reduzir o número de casos e internações, conter a disseminação do vírus e otimizar a regulação de leitos hospitalares na capital.

 

A escolha das regiões para a realização dos testes foi feita a partir de critérios epidemiológicos dos últimos 14 dias. O primeiro bairro a ser contemplado será o Jardim Guanabara. A ação será realizada quarta, quinta e sexta-feira na Escola Municipal Pedro Costa. A equipe estará disposta para atender em duas modalidades: drive thru e no interior da escola para quem não possui veículo. 

 

A secretária de saúde, Fátima Mrué , explicou que a SMS adquiriu 185 mil testes rápidos de antígeno, que consegue identificar o vírus no momento da infecção. As testagens serão realizados por demanda espontânea em pessoas com idade acima de 12 anos que apresentem sintomas da Covid-19 e/ou que tiveram contato com casos suspeitos ou confirmados. Não é necessário o agendamento ou encaminhamento médico.

 

A coleta do material genético para testagem será feita através de swab, que são espécies de hastes flexíveis que são inseridas no nariz e garganta. O paciente irá aguardar no local e o resultado ficará pronto em 20 minutos. Se caso positivo, a pessoa já será atendida no próprio local, onde haverá uma equipe com médicos, biomédicos e enfermeiros que irão realizar os procedimentos de orientação e cuidados desse paciente, não sendo necessário o encaminhamento deste para uma unidade de saúde. 

 

É importante ressaltar que todos que comparecerem serão triados nas filas de espera, para evitar a aglomeração e garantir o distanciamento social. 

 

Rafaela Anjos, da editoria de saúde

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Sobre o município
Goiânia - GO
Atualizado às 23h44 - Fonte: Climatempo
21°
Alguma nebulosidade

Mín. 15° Máx. 32°

21° Sensação
7 km/h Vento
60% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (14/08)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 16° Máx. 33°

Sol com algumas nuvens
Sábado (15/08)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 16° Máx. 33°

Sol com algumas nuvens
Ele1 - Criar site de notícias