Quinta, 13 de Agosto de 2020 22:19
62 98221-0450
Saúde Acupuntura

Benefícios da Acupuntura

Medicina Tradicional Chinesa

23/07/2020 17h30 Atualizada há 3 semanas
54
Por: Andréa Luiza Monteiro dos Santos
Benefícios da Acupuntura

Dentro da Medicina Tradicional Chinesa (MTC) com cinco mil anos de prática, a acupuntura é provavelmente a técnica médica mais antiga que sobreviveu a diversas outras surgidas nos últimos cinquenta séculos.

 Baseia-se na observação dos fenômenos que regem a natureza e busca compreender todos os princípios que a organizam (YAMAMURA, 2004). Nesta visão a medicina chinesa coloca o homem e o universo como partes integrantes de um todo, que estão diretamente ligados.

A Medicina Chinesa busca enfatizar todos os acontecimentos tidos como sensações geradoras das alterações funcionais e orgânicas que provocam o aparecimento de sintomas e de sinais. O fator causal destes processos nada mais é do que o desequilíbrio da Energia interna, ocasionado pelo meio ambiente também em desarmonia, determinando a exteriorização do sintoma. Tendo ainda como fatores causais: alimentação desbalanceada, emoções retidas ao longo da vida; fadigas geradas por vários tipos de excessos (YAMAMURA, 1993).

A acupuntura é uma técnica que é tida como um método de tratamento complementar (alternativo), de acordo com a OMS.  Consiste na aplicação de agulhas, em pontos definidos do corpo, chamados de "Pontos de Acupuntura", com objetivo de efeito terapêutico em diversas condições de desarmonias ou desequilíbrio orgânico. A tradução do termo em chinês é Chen-Chui, sendo Chen (agulha) e Chui (fogo) respectivamente.

A técnica é um método de estimulação neurológica em receptores específicos, com efeitos de modulação da atividade neurológica em três níveis – local, espinhal ou segmentar, e supra-espinhal ou supra segmentar. O equilíbrio energético e bioquímico produzido pela acupuntura estimula as habilidades naturais de cura do corpo e ajuda a promover o bem-estar físico e emocional.

Contudo, alguns de seus inúmeros benefícios como tratamento reconhecidos pela OMS são:

Distúrbios digestivos: gastrite e hiperacidez, constipação e diarreia.


Distúrbios respiratórios: sinusite, dor de garganta, bronquite, asma e infecções pulmonares recorrentes.


Distúrbios neurológicos e musculares: dores de cabeça, tiques faciais, dor no pescoço, neurite de costela, ombro congelado (capsulite adesiva), cotovelo de tenista, tendinite, dor lombar, ciática e osteoartrite.

Os efeitos do tratamento são multifuncionais, tendo efetividade em aliviar dores crônicas, como dor lombar e joelho, reduzir a frequência de dores de cabeça tensionais, prevenir dores de cabeça da enxaqueca, dor pós-operatória, cólica renal, distúrbios menstruais artrite reumatoide e dor ciática.

A acupuntura é usada também na medicina veterinária como tratamento em gatos, cães e cavalos, por exemplo. A técnica também pode ajudar a reduzir o estresse, ansiedade, depressão, insônia, impotência, alterações hormonais e problemas imunológicos. Vale ressaltar que o tratamento deve ser realizado por um profissional capacitado.

    * O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
    Saúde em Movimento
    Sobre Saúde em Movimento
    Por Andréa Luiza
    Goiânia - GO
    Atualizado às 22h19 - Fonte: Climatempo
    24°
    Alguma nebulosidade

    Mín. 15° Máx. 32°

    24° Sensação
    6 km/h Vento
    47% Umidade do ar
    0% (0mm) Chance de chuva
    Amanhã (14/08)
    Madrugada
    Manhã
    Tarde
    Noite

    Mín. 16° Máx. 33°

    Sol com algumas nuvens
    Sábado (15/08)
    Madrugada
    Manhã
    Tarde
    Noite

    Mín. 16° Máx. 33°

    Sol com algumas nuvens
    Ele1 - Criar site de notícias