Quarta, 14 de Abril de 2021 08:50
62 98221-0450
Brasil e Mundo INFORMAÇÕES

Dados vazados? O que fazer?

Veja dicas para quem teve os seus documentos vazados

18/03/2021 11h30
Por: André Oliveira
Dados vazados? O que fazer?

 

As ameaças cibernéticas são uma preocupação constante das empresas. O termo se tornou popular no setor de segurança, já que é um perigo contra a integridade dos dados da companhia. Os cibercriminosos manipulam e destroem sistemas com potencial para danificar organizações, roubar dados sensíveis dos funcionários e clientes, e vazar informações confidenciais. Um dos problemas mais recorrentes relacionados com a segurança na internet é o vazamento de dados. De acordo com a dfndr lab, laboratório de cibersegurança da PSafe, indica que mais de 5 bilhões de credenciais foram vazadas na internet somente no ano de 2020.

Ricardo Tavares, coordenador e professor da pós em segurança cibernética no Instituto Daryus de Ensino Superior Paulista (IDESP), recomenda que a pessoa física fique atenta a possíveis fraudes. “Os criminosos podem utilizar as informações pessoais em lojas, crediários, meios financeiros para realizar compras no nome da pessoa que teve o seu dado vazado. Por isso, o ideal é que o consumidor monitore o seu CPF para ver se houve alguma tentativa de uso do documento”, explica Tavares.

Ainda segundo o professor, o consumidor pode processar a empresa que vazou as informações. “Ao descobrir qual companhia teve o banco de dados expostos, a pessoa física pode recorrer ao Procon e ou buscar seus direitos de acordo com a LGPD processando o responsável pelo vazamento, por exemplo”, finaliza.

Além do Tavares, temos o Jeferson D´Addario, que é fundador e CEO do Grupo Daryus, composto por uma empresa de consultoria, uma de educação e uma aceleradora de startup, que tem o foco em Gestão de Riscos, LGPD, Continuidade de Negócios, Perícia Forense Digital, Cibersegurança e Governança de Tecnologia da Informação e Inovação. Formado em Tecnologia, Marketing e Negócios, e pode contribuir mais com o tema.

D´Addario possui mais de 20 anos de experiência em TI e Consultoria, soma mais de 40 projetos no Brasil e América Latina em Continuidade de Negócios, Resiliência Empresarial e Segurança da Informação. Há 15 anos criou a Daryus Educação, empresa do Grupo que fornece cursos de formação e pós-graduação em Gestão de Continuidade de Negócios, Gestão de Segurança da Informação, Gestão de Riscos e Recuperação de Tecnologia da Informação e Comunicação.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias