Sexta, 26 de Fevereiro de 2021 01:30
62 98221-0450
Saúde Saúde

Prática da natação pode ser alternativa mais segura em tempos de pandemia

Presença do cloro torna piscinas locais mais seguros para prática de atividades físicas, mas ainda há cuidados a tomar

15/01/2021 11h21
Por: Redação
Prática da natação pode ser alternativa mais segura em tempos de pandemia

 

Manter o sistema imunológico fortalecido passa por uma série de fatores. Um deles é a prática regular de atividade física. Mas como aliar isso aos cuidados decorrentes de um período pandêmico? Uma das melhores alternativas, ainda atento a certos protocolos, pode ser a natação, inclusive para as crianças – e há motivos para esta ser a sua escolha. 

 

"A natação pode ser considerada uma atividade física mais segura devido a diversos produtos químicos adicionados à água da piscina, como cloro, clarificantes, decantadores, entre outros. Esses compostos realizam diversas reações químicas que anulam o vírus da Covid-19", explica Hildeberto Sobral, professor do curso de Educação Física da Estácio. 

 

Mesmo sendo possível afastar o sedentarismo com uma forma mais segura de se exercitar, há uma série de cuidados que precisam ser tomados. "Evitar as aglomerações ainda é o mais indicado para se prevenir. O ideal é manter horários agendados, conservar locais específicos para roupas e utilizar vestiários só quando estritamente necessário. O tempo de treino também deve ser reduzido para uma média de 40 minutos", pontua Sobral. 

 

Pelas áreas de circulação do local, também se faz necessário a presença de totens com álcool em gel e tapetes para higienização. E, nas entradas, é importante que a passagem seja aberta, sem catracas ou identificação por meio digital. "Nós, professores, também ficamos atentos ao local e ministramos as aulas da borda da piscina, sempre utilizando máscara e face shield", reforça o docente. 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias