Segunda, 18 de Janeiro de 2021 19:29
62 98221-0450
Saúde Cuidados

Natal, Réveillon e os cuidados com os dentes: o que é mito e verdade?

Odontólogo revela se vinho escurece mesmo os dentes, se há o risco de quebrar algum deles comendo castanha e ainda se é preciso reforçar a escovação nas festas de fim de ano

23/12/2020 13h45
Por: Redação
Natal, Réveillon e os cuidados com os dentes: o que é mito e verdade?

 

Festas de fim de ano chegando. Quase impossível não pensar naquela mesa repleta de frutas, castanhas, carnes, salpicão, farofa, arroz à grega, entre outros pratos especiais e, claro, aquele bom vinho para acompanhar. Para fechar a ceia com chave de ouro, então, nada melhor do que uma fatia de panetone, chocotone, rabanada ou aquela sobremesa diferenciada. Com tanta comilança, sempre bate aquela dúvida: como fica nossa saúde bucal?

 

Dr. Brunno Leite - Rogério Finotti

O odontólogo Brunno Leite lembra que a escovação deve acontecer pelo menos de duas a três vezes ao dia e que manter os bons hábitos é fundamental nas festas de fim de ano. “O importante é que em dias especiais como estes, não se deixe levar pela preguiça”, reitera. À frente da Venko Inteligência Odontológica, em Goiânia, o especialista esclarece o que é mito e o que é verdade quando o assunto é cuidado com os dentes no Natal e no Réveillon. Confira:

Vinho escurece os dentes?

Brunno explica que, de fato, os componentes do vinho podem provocar alguns danos ao sorriso, já que a concentração de pigmentos fortes é capaz de ocasionar manchas e escurecimentos dos dentes, assim como acontece com a cafeína. Por outro lado, os impactos dependem do procedimento realizado. “Quando estamos realizando um processo de clareamento dental, orientamos que evitem o consumo de vinho, alguns refrigerantes, café, entre outros alimentos com muito corante durante o tratamento. Em contrapartida, as facetas ou lentes de contato são feitas de cerâmica e são mais resistentes às manchas do que os nossos dentes. Quem as utiliza pode continuar bebendo vinho, café ou tomando açaí normalmente”, esclarece.

 

Há risco de quebrar o dente comendo castanha?

O odontólogo afirma que ao morder alimentos muito duros, como castanha, milho de pipoca, caroço de azeitona, entre outros, existe sim o risco de quebrar algum dente, tanto para quem usa aparelho ortodôntico ou tenha feito alguma restauração, quanto em dentes sadios ou facetas. “Atenção para não morder inesperadamente esses tipos de alimentos. Costumamos dizer que o que quebra um dente sadio, quebra também uma faceta”, adverte Brunno.

 

É preciso reforçar a higiene bucal nos dias das festas?

Como nas festas de fim de ano são muito frequentes as confraternizações entre familiares e amigos, os eventos não costumam ter hora para acabar e a escovação acaba caindo no esquecimento por conta do cansaço, mas Brunno alerta sobre os riscos deste tipo de descuido. “Durante a noite, a nossa boca fica mais seca, o que aumenta a possibilidade das bactérias se proliferarem, ou seja, as chances de cárie e de problemas gengivais são enormes. A frequência de consumo de doces é o maior perigo quando se trata de cárie e as festas de fim de ano são uma ocasião especial. Só não se esqueça de fazer a higiene bucal depois. Isso é essencial para evitar problemas”, enfatiza.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Goiânia - GO
Atualizado às 19h16 - Fonte: Climatempo
26°
Trovoada e chuva

Mín. 21° Máx. 30°

27° Sensação
11 km/h Vento
74% Umidade do ar
80% (10mm) Chance de chuva
Amanhã (19/01)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 21° Máx. 30°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Quarta (20/01)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 21° Máx. 31°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Ele1 - Criar site de notícias