Domingo, 17 de Janeiro de 2021 02:45
62 98221-0450
Brasil e Mundo Praga

Nova nuvem de gafanhotos se aproxima da fronteira com Brasil, alerta Argentina

Nuvem de gafonhotos pode chegar a cidades gaúchas e ameaçam plantações

30/11/2020 16h12
Por: Redação
Foto: Baz Ratner/Reuters
Foto: Baz Ratner/Reuters

O Serviço Nacional de Saúde e Qualidade Agroalimentar (Senasa), órgão de controle do governo da Argentina, alertou as autoridades brasileiras sobre a aproximação de uma nuvem de gafanhotos nas fronteiras com o Brasil.

De acordo com o Senasa, os insetos estariam na província de Misiones, na fronteira com as cidades brasileiras de Rincão Vermelho e Porto Xavier, no estado do Rio Grande do Sul.

 

A espécie de gafonhoto, no entanto, não é a mesma que chamou a atenção no país em agosto. A nuvem anterior que se aproximou do sul brasileiro era da espécie Schistocerca cancelatta, que possui uma capacidade migratória maior que a da nuvem atual, que é composta por gafanhotos da espécie Chromacris speciosa.

Os Chromacris são conhecidos no Brasil como gafanhotos-soldado e pertencem ao gênero Zoniopoda, que não costuma realizar grandes vôos. A menor aptidão para voar longas distâncias deve amenizar as preocupações de agricultores gaúchos. O potencial destrutivo dos gafanhotos em relação às plantações permanece alto.

Os gafanhotos-soldado são conhecidos por serem pragas ocasionais, ou seja, os enxames se formam esporadicamente e podem prejudicar, em especial, as plantações de alimentos como cana-de-açúcar, eucalipto e tabaco.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Goiânia - GO
Atualizado às 02h43 - Fonte: Climatempo
21°
Nuvens esparsas

Mín. 22° Máx. 28°

21° Sensação
6 km/h Vento
94% Umidade do ar
90% (15mm) Chance de chuva
Amanhã (18/01)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 21° Máx. 30°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Terça (19/01)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 21° Máx. 31°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Ele1 - Criar site de notícias