Domingo, 17 de Janeiro de 2021 02:16
62 98221-0450
Brasil e Mundo Crise mundial

Os 10 próximos anos serão piores do que 2020, prevê cientista russo

Biólogo de formação, o russo usa modelos matemáticos para prever tendências sociais.

27/11/2020 09h26
Por: Paulo Mathias Fonte: Cnn
O cientista russo Peter Turchin:
O cientista russo Peter Turchin: "Temos praticamente garantidos mais cinco ou dez anos infernais"

 

Segundo previsões do cientista russo Peter Turchin os próximos dez anos serão ainda mais “piores” que 2020. Esse ano que foi marcado por uma pandemia mundial, que matou mais de 1,4 milhão de pessoas.

“Temos praticamente garantidos mais cinco ou dez anos infernais”, afirmou Turchin à revista americana The Atlantic. Biólogo de formação, o russo usa modelos matemáticos para prever tendências sociais.

 

Em 2010 o cientista previu uma “Era da discórdia” um período de perturbação social que ganharia força por volta do ano de 2020.

Agora, em meio à pandemia de Covid-19, cenário econômico enfraquecido e a força da democracia sendo colocada à prova, até os analistas mais céticos começam a olhar com mais atenção para as falas do cientista russo.

O raciocínio que levou Peter Turchin a fazer a previsão no estudo publicado pela revista Nature, em 2010, e o prognóstico para os próximos dez anos é o mesmo.

 

Desde que deixou a biologia, ele passou a analisar dados históricos e arqueológicos dos últimos 10.000 anos e percebeu padrões de comportamentos e acontecimentos que se repetem de tempos em tempos. Dentre eles está a oscilação entre violência e paz provocada pela movimentação social que, conjugada com três pilares, o levaram à previsão sombria para os próximos 10 anos.

 

Em sua entrevista à The Atlantic, Turchin explicou que o cenário sombrio para a próxima década se baseia em três pontos fundamentais. 

 

Primeiro ele explica que a camada da elite na sociedade está se expandindo rapidamente, sem que sejam criadas posições para esses novos membros. Essa situação gera uma disputa no topo da pirâmide social que culmina em uma divisão entre elite e contra-elite. 

 

Somam-se a este quadro uma classe trabalhadora com qualidade de vida em declínio e um Estado enfraquecido, insolvente e que já não consegue mais solucionar os problemas de suas sociedades.

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Goiânia - GO
Atualizado às 02h03 - Fonte: Climatempo
22°
Muitas nuvens

Mín. 22° Máx. 28°

22° Sensação
4 km/h Vento
88% Umidade do ar
90% (15mm) Chance de chuva
Amanhã (18/01)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 21° Máx. 30°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Terça (19/01)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 21° Máx. 31°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Ele1 - Criar site de notícias